Quarta-feira, 12 de Março de 2008
O que fazer com as novas tecnologias? - Plataforma Moodle
Vamos "Moodlar"?

 

“Moodle”, o que é?
 
   Certamente já ouviste falar na tua escola a respeito do “Moodle” – ou plataforma como também é conhecido – e te interrogaste sobre o que seria ou para que serviria. Pois bem, se ainda não procuraste ou não conseguiste alguma informação sobre ele, aqui fica uma viagem ao mundo dos que, de um modo geral, já “Moodlam” por aí. Aproveita para conhecer algumas das suas vantagens e experiências de quem já navega nele! 
   “Modular Object-Oriented Dinamic Learning Environment”, mais conhecido por “Moodle”, é um site (ou um conjunto de sites) de uso livre e cujos principais utentes são os professores e os alunos de todo o mundo. Tendo vindo a desenvolver-se desde 1999 por Martin Dougiamas, um informático australiano, este projecto surgiu da vontade de conciliar a Internet com o ensino. Estando decidido a aprofundar a ideia, Dougiamas completou, inclusive, um Doutoramento em Educação, que veio associar-se à sua formação em Ciências da Computação. De facto, o principal objectivo da plataforma “Moodle” é enriquecer o ensino e a instrução, permitindo um alargamento e expansão da informação, bem como a dinamização das aulas e das respectivas escolas (Universidades, Escolas Secundárias, Básicas e Primárias) dos muitos países que já aderiram à novidade.
   A ideia de implantá-lo na nossa escola surgiu praticamente de um só professor, sendo quase que uma (como o próprio afirma) “iniciativa pessoal”. O Professor Américo Costa, de História, tinha já em mente a construção de uma página que estivesse ao serviço de toda a comunidade escolar. Partilhando, assim, essa iniciativa com outros professores, foi abraçando o projecto cada vez mais intensamente. Foi então que um dia, em conversa com o Professor Xavier – coordenador das TIC –, recebeu a informação sobre a existência de uma plataforma (embora ainda muito pouco divulgada), cujo principal propósito era conciliar as novas tecnologias com as aulas. A partir desta importante contribuição do professor de TIC, Américo Costa iniciou as suas pesquisas sobre o que viria a ser o conhecido “Moodle”.
   Como sabem os seus utilizadores assíduos, são mais que muitas as vantagens que o tornam uma importante ferramenta de trabalho.
   Em primeiro lugar, é gratuito, seguro, simples de instalar e de fácil acesso, possibilitando uma rápida adaptação ao mesmo. Está, portanto, ao alcance de qualquer pessoa. Além disso, promove uma pedagogia “socioconstrucionista”, na medida em que permite a criação e a elaboração de actividades que colocam à prova os conhecimentos e as capacidades de reflexão e opinião crítica dos estudantes como, por exemplo, pequenos testes on-line, fóruns, visualização de vídeos, entre outros. Suporta igualmente grandes quantidades de informação (textos e imagens), permitindo a criação de “espaços” destinados a cada turma da escola. É precisamente aqui que residem as principais vantagens que o tornam tão proveitoso. Cada professor e aluno pode inscrever-se no site e nas disciplinas que leccionam ou estudam e, uma vez inscritos (basta apenas uma conta por utilizador), é possível a criação de avisos e notícias importantes, de pesquisas, de apontadores para onde se enviam os trabalhos realizados, é possível o envio de mensagens de e-mail, a consulta de documentos informativos que servem de suporte para as provas de avaliação, de actividades e concursos a decorrerem na escola, a consulta das notas obtidas em trabalhos, fichas e exames, etc.
   Associada à inscrição, está a criação de um perfil próprio que pode, entre outros aspectos, incluir uma pequena imagem, exceptuando os não inscritos que, apesar de não se poderem movimentar em todas as zonas da plataforma, podem aceder a algumas delas.
   Relativamente aos professores – que, dependendo da frequência com que acedem à plataforma, podem ser administradores – têm ainda a possibilidade, se necessário, de incluir ou excluir manualmente os alunos inscritos que se encontram “inactivos” e, inclusivamente, restringir outros docentes.
   Em suma, o “Moodle” dá a oportunidade de enviar, consultar e receber dados sem se sair de casa, evitando, simultaneamente, gastos avultados com a impressão dos documentos. Desta forma, a escola viaja até aos privilegiados que possuem nas suas habitações computadores e Internet.
   É claro que tudo o que tem vantagens, também tem desvantagens e o “Moodle” não é excepção. Apesar de constituir um grande contributo para os estabelecimentos de ensino que já aderiram à novidade, existem alguns pontos a melhorar, nomeadamente, a lentidão da abertura da página, os erros de ligação que, por vezes, impedem o acesso à mesma, assim como os bloqueios aquando do envio de trabalhos e na realização de pequenas actividades on-line.
   A somar aos factores que já foram mencionados, está também o facto de muitos professores ainda terem dificuldades com a utilização das novas tecnologias, além de que, para se aceder à plataforma, é necessária a disponibilização de computadores e salas de informática suficientes, o que nem sempre é possível.
   Porém, importantes medidas foram já tomadas pela escola como é exemplo a criação de uma rede wireless que permite, actualmente, a ligação dos computadores à Internet sem qualquer fio e, deste modo, em qualquer lugar.
   Nós por cá esperamos então que estes pequenos “senãos” sejam resolvidos com o desenvolvimento de novas versões.
 
É muito frequentado?
 
   Embora todos estudantes e respectivos docentes da Escola Secundária de Caldas das Taipas estejam inscritos no “Moodle”, não são tantos quantos se desejava os que o utilizam frequentemente – embora a sua adesão seja uma realidade e esteja em expansão. Segundo pesquisas do Professor Américo Costa, nos últimos dois/três meses a média de visitas diárias ronda as 78.
O que eles dizem…
   Procurando conhecer as opiniões de alguns membros da comunidade escolar, foram recolhidos vários depoimentos relativos à utilização ou não utilização do “Moodle”:
   Não. Vou de vez em quando ao “Moodle” para ler as informações, os recados e informar-me sobre actividades da escola. Do ponto de vista de “espectadora, quase”. Não disponibilizo material para os meus alunos através da plataforma. Utilizo o papel em primeiro lugar, mesmo para preparar as aulas… Primeiro o papel, depois o computador. Tenho ainda muita dificuldade em trabalhar com esta nova tecnologia, apesar de ter tido, no início do ano, uma acção de formação. Acabei por esquecer o que aprendi, por falta de tempo… No entanto, considero que é algo muito importante, a nível de comunicação com os alunos e mesmo a nível ambiental, porque permite a redução dos gastos com o papel.
Fernanda Mendes, Professora de Filosofia
 
    Unicamente para recolher informação do conselho executivo: não costumo disponibilizar material para os meus alunos. Reconheço, porém, que esta plataforma é importante. Fui até a algumas sessões de formação do Professor Américo no início do ano, mas não cheguei a entender muito bem como trabalhar com o “Moodle”. Sei apenas o básico, não tenho profundo conhecimento sobre ele – é essa a razão porque não o utilizo frequentemente.
            Maria de Jesus Manso, Professora de Português/Francês
  
   Algumas vezes, dado que nem todos os professores aderem. No meu caso, somente os de Português e Matemática costumam disponibilizar no “Moodle” os resultados dos testes e informações relativas à preparação para os mesmos. Creio que esta plataforma foi uma inovação na nossa escola, tanto para os professores como para os alunos, porque permite poupar tempo e dinheiro, nomeadamente na tiragem de fotocópias.
Laura, 12ºB
  
   Sim! O “Moodle” tem inúmeras vantagens, tais como a recolha de informação para estudar para os testes e no envio de trabalhos: desta forma, não temos de os imprimir para os entregar, o que é importante do ponto de vista ambiental, visto que se reduzem os gastos de papel. Para além disso, a plataforma é acessível a todos e estreita os laços de comunicação entre professores e alunos. É uma lufada de ar fresco na vida escolar!
 Sandra Costa, 12ºF
  
   Sempre! Quase diariamente… É o meu meio de comunicação mais directo com os outros professores e com os alunos também. Ultimamente tenho colocado muita informação para os alunos, nomeadamente no âmbito dos exames. Desde sempre apoiei este projecto, que já tem cerca de quatro anos! A nossa escola foi uma das primeiras escolas a implementar a plataforma. O “Moodle” é um repositório de informação que permite encontrar uma grande quantidade de documentos que vos são úteis sobre a escola, as disciplinas que vocês frequentam, mas é também uma plataforma de comunicação, de troca de informações… Através dela, por exemplo, recebo relatórios dos professores ou faço divulgar a informação aos mesmos, envio mensagens, de uma maneira fácil para um grande grupo. Recomendo vivamente a utilização do “Moodle” a toda a comunidade escolar e deixo uma sugestão: façam como eu e tornem o “Moodle” a vossa Home Page!
Professor José Augusto, Presidente do Conselho Executivo
 
 Conversando com o Professor Américo...
 
   Como não podia deixar de ser, o Professor Américo, orientador de toda esta iniciativa, teve uma “palavrinha” a dar:
 
   O que é que o levou a querer implementar o “Moodle” na escola?
   Fundamentalmente, é querer que o local onde eu trabalho se torne num local moderno, que acompanhe as novas tecnologias, as novas tendências. Quero acompanhar o progresso. Eu não faço isto para ser reconhecido, mas para o bem comum, para que a escola acompanhe os tempos e para incutir o uso das novas tecnologias na comunidade escolar.
 
   Como foi a experiência de dar acções de formação sobre a plataforma a outros professores?
   A ideia de dar formação aos meus colegas vem da preocupação de enraizar e de consolidar este processo. Essa formação, essa troca de experiências está prevista no projecto que eu delineei inicialmente. A plataforma nunca se conseguirá consolidar na escola se as pessoas não souberem trabalhar com ela… E existem alguns colegas que oferecem muita resistência no trabalho com as novas tecnologias! Deste modo, entre Setembro e Outubro, propus aos colegas que nos encontrássemos para eu lhes poder transmitir o conhecimento que neste momento possuo sobre o “Moodle”: ensiná-los a introduzir recursos e a partilhá-los com os seus alunos, a criarem actividades, a propor o envio de trabalhos pela plataforma, enfim! É uma tarefa extremamente difícil e creio que dos trinta colegas que frequentaram a formação só uma minoria aderiu à plataforma. Este é um trabalho muito lento, mas não podemos desistir, porque é o futuro. As escolas irão funcionar nestes modos. Não podemos negar as evidências! E eu, como coordenador do projecto, tenho de fazer o melhor possível para que a comunidade sinta que isto é uma mais-valia!
 
   Desde que a plataforma foi implementada, sente que tem havido evolução na adesão? Qual o balanço que faz acerca da utilização do “Moodle”?
    O número de utilizadores não tem crescido tão significativamente quanto eu gostaria! Ainda existem muitos colegas que não viram os benefícios que a plataforma pode trazer. Os professores têm, de facto, um papel decisivo, o que torna este processo moroso… O projecto iniciou-se em 2005 e neste momento, todos os professores e alunos têm conta criada, mas ainda existe um número significativo de professores que não trabalha com os alunos ou, se trabalham, é apenas para troca de recursos: não exploram todas as funcionalidades do “Moodle”. Mas é verdade que o número tem crescido, basta ver isso nos gráficos! Desde Janeiro que os valores diários de adesão ao site têm aumentado. Noto que, só agora, alguns colegas estão a iniciar o trabalho na plataforma. Alguns professores reconhecem as vantagens, mas ainda não têm à-vontade ou não têm tempo: têm existido uma série de mudanças nas escolas a nível nacional, que leva a algum descontentamento e faz com que este projecto fique para segundo plano. Mas aos poucos e poucos, as pessoas vão percebendo que vale a pena investir. Muitas vezes são os alunos que instigam os professores a colocar os recursos na plataforma! Claro que eu, como administrador, gostaria de ter toda a gente a trabalhar no “Moodle”, mas também reconheço que, se isso acontecesse, poderia existir um bloqueio! Há coisas que necessitam de ser aperfeiçoadas, e a nossa escola necessitava de um servidor maior, mais potente, com outras potencialidades! O nosso servidor aqui na escola é um computador normal, e neste momento temos uma frequência diária de cerca de 100, 120 alunos. Eu acredito que se nós tivéssemos mais utilizadores ao mesmo tempo, o servidor entraria em colapso. Seria realmente necessário um novo servidor. Por isso mesmo é que há escolas que optam por alojar a plataforma em servidores alheios: no servidor da Universidade do Minho, por exemplo. Mas é mesmo muito importante utilizar a plataforma, que tem um carácter eclético e de grande flexibilidade. É de realçar que nós estávamos na cauda do ranking das escolas da região a nível de informatização da escola: neste momento, com a implantação do “Moodle” e com a criação do website oficial da escola, somos um estabelecimento de ensino de referência! Em três anos, passámos da escola mais atrasada a nível de espaços virtuais, para uma das mais avançadas, eu diria, do país! Muito poucas escolas utilizam a plataforma “Moodle”, ainda menos com este carácter abrangente…
 
Concluindo…
 
    Segundo a nossa própria perspectiva e a perspectiva daqueles que já aderiram, o “Moodle”, constitui, sem sombra de dúvida, um importante motor no que concerne à adesão às novas tecnologias. É bastante simples trabalhar com este género de site, capaz de revolucionar a vida estudantil e dos docentes, pelo que também nós fazemos um apelo à sua utilização. À semelhança do que afirmou o Professor Américo, o caminho para a inovação, e para o trabalho por meios virtuais, é uma realidade à qual temos de ser moldáveis e flexíveis.
   O facto da nossa escola ter sido uma das primeiras a aderir é um grande motivo de orgulho para todos e contribui, simultaneamente, para o fomento do ensino e para o enriquecimento das novas gerações. Experimentem!
              
   NOTA: Agradecimentos aos professores e aos alunos inquiridos e um especial agradecimento ao Professor Américo, que nos disponibilizou preciosos dados para a realização de todo o projecto.
 
Fontes:
 
 

Estado de Espírito: -_-'
Música do Dia: Chicago - We both reached for the gun

Publicado Por mionecardoso às 16:56
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1 comentário:
De Rosimeire Martins Régis a 30 de Junho de 2008 às 00:46
Aos professores e alunos. Parabéns pela iniciativa de vocês. O ambiente de aprendizagem moodle oferece inúmeras possibilidades de "aprender em colaboração". Mas isso não garante que sua execução será bem aproveitada, penso que depende das práticas e estratégias utilizadas, do modo que o professor vai utilizar criativamente e efetivamente as interfaces (fórum, chat , e-mail) disponíveis que esse ambiente oferece.
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Aos professores e alunos. Parabéns pela iniciativa de vocês. O ambiente de aprendizagem moodle oferece inúmeras possibilidades de "aprender em colaboração". Mas isso não garante que sua execução será bem aproveitada, penso que depende das práticas e estratégias utilizadas, do modo que o professor vai utilizar criativamente e efetivamente as interfaces (fórum, chat , e-mail) disponíveis que esse ambiente oferece. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Rosi</A> .


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