O que eles dizem…
Procurando conhecer as opiniões de alguns membros da comunidade escolar, foram recolhidos vários depoimentos relativos à utilização ou não utilização do “Moodle”:
Não. Vou de vez em quando ao “Moodle” para ler as informações, os recados e informar-me sobre actividades da escola. Do ponto de vista de “espectadora, quase”. Não disponibilizo material para os meus alunos através da plataforma. Utilizo o papel em primeiro lugar, mesmo para preparar as aulas… Primeiro o papel, depois o computador. Tenho ainda muita dificuldade em trabalhar com esta nova tecnologia, apesar de ter tido, no início do ano, uma acção de formação. Acabei por esquecer o que aprendi, por falta de tempo… No entanto, considero que é algo muito importante, a nível de comunicação com os alunos e mesmo a nível ambiental, porque permite a redução dos gastos com o papel.
Fernanda Mendes, Professora de Filosofia
Unicamente para recolher informação do conselho executivo: não costumo disponibilizar material para os meus alunos. Reconheço, porém, que esta plataforma é importante. Fui até a algumas sessões de formação do Professor Américo no início do ano, mas não cheguei a entender muito bem como trabalhar com o “Moodle”. Sei apenas o básico, não tenho profundo conhecimento sobre ele – é essa a razão porque não o utilizo frequentemente.
Maria de Jesus Manso, Professora de Português/Francês
Algumas vezes, dado que nem todos os professores aderem. No meu caso, somente os de Português e Matemática costumam disponibilizar no “Moodle” os resultados dos testes e informações relativas à preparação para os mesmos. Creio que esta plataforma foi uma inovação na nossa escola, tanto para os professores como para os alunos, porque permite poupar tempo e dinheiro, nomeadamente na tiragem de fotocópias.
Laura, 12ºB
Sim! O “Moodle” tem inúmeras vantagens, tais como a recolha de informação para estudar para os testes e no envio de trabalhos: desta forma, não temos de os imprimir para os entregar, o que é importante do ponto de vista ambiental, visto que se reduzem os gastos de papel. Para além disso, a plataforma é acessível a todos e estreita os laços de comunicação entre professores e alunos. É uma lufada de ar fresco na vida escolar!
Sandra Costa, 12ºF
Sempre! Quase diariamente… É o meu meio de comunicação mais directo com os outros professores e com os alunos também. Ultimamente tenho colocado muita informação para os alunos, nomeadamente no âmbito dos exames. Desde sempre apoiei este projecto, que já tem cerca de quatro anos! A nossa escola foi uma das primeiras escolas a implementar a plataforma. O “Moodle” é um repositório de informação que permite encontrar uma grande quantidade de documentos que vos são úteis sobre a escola, as disciplinas que vocês frequentam, mas é também uma plataforma de comunicação, de troca de informações… Através dela, por exemplo, recebo relatórios dos professores ou faço divulgar a informação aos mesmos, envio mensagens, de uma maneira fácil para um grande grupo. Recomendo vivamente a utilização do “Moodle” a toda a comunidade escolar e deixo uma sugestão: façam como eu e tornem o “Moodle” a vossa Home Page!
Professor José Augusto, Presidente do Conselho Executivo
Conversando com o Professor Américo...
Como não podia deixar de ser, o Professor Américo, orientador de toda esta iniciativa, teve uma “palavrinha” a dar:
O que é que o levou a querer implementar o “Moodle” na escola?
Fundamentalmente, é querer que o local onde eu trabalho se torne num local moderno, que acompanhe as novas tecnologias, as novas tendências. Quero acompanhar o progresso. Eu não faço isto para ser reconhecido, mas para o bem comum, para que a escola acompanhe os tempos e para incutir o uso das novas tecnologias na comunidade escolar.
Como foi a experiência de dar acções de formação sobre a plataforma a outros professores?
A ideia de dar formação aos meus colegas vem da preocupação de enraizar e de consolidar este processo. Essa formação, essa troca de experiências está prevista no projecto que eu delineei inicialmente. A plataforma nunca se conseguirá consolidar na escola se as pessoas não souberem trabalhar com ela… E existem alguns colegas que oferecem muita resistência no trabalho com as novas tecnologias! Deste modo, entre Setembro e Outubro, propus aos colegas que nos encontrássemos para eu lhes poder transmitir o conhecimento que neste momento possuo sobre o “Moodle”: ensiná-los a introduzir recursos e a partilhá-los com os seus alunos, a criarem actividades, a propor o envio de trabalhos pela plataforma, enfim! É uma tarefa extremamente difícil e creio que dos trinta colegas que frequentaram a formação só uma minoria aderiu à plataforma. Este é um trabalho muito lento, mas não podemos desistir, porque é o futuro. As escolas irão funcionar nestes modos. Não podemos negar as evidências! E eu, como coordenador do projecto, tenho de fazer o melhor possível para que a comunidade sinta que isto é uma mais-valia!
Desde que a plataforma foi implementada, sente que tem havido evolução na adesão? Qual o balanço que faz acerca da utilização do “Moodle”?
O número de utilizadores não tem crescido tão significativamente quanto eu gostaria! Ainda existem muitos colegas que não viram os benefícios que a plataforma pode trazer. Os professores têm, de facto, um papel decisivo, o que torna este processo moroso… O projecto iniciou-se em 2005 e neste momento, todos os professores e alunos têm conta criada, mas ainda existe um número significativo de professores que não trabalha com os alunos ou, se trabalham, é apenas para troca de recursos: não exploram todas as funcionalidades do “Moodle”. Mas é verdade que o número tem crescido, basta ver isso nos gráficos! Desde Janeiro que os valores diários de adesão ao site têm aumentado. Noto que, só agora, alguns colegas estão a iniciar o trabalho na plataforma. Alguns professores reconhecem as vantagens, mas ainda não têm à-vontade ou não têm tempo: têm existido uma série de mudanças nas escolas a nível nacional, que leva a algum descontentamento e faz com que este projecto fique para segundo plano. Mas aos poucos e poucos, as pessoas vão percebendo que vale a pena investir. Muitas vezes são os alunos que instigam os professores a colocar os recursos na plataforma! Claro que eu, como administrador, gostaria de ter toda a gente a trabalhar no “Moodle”, mas também reconheço que, se isso acontecesse, poderia existir um bloqueio! Há coisas que necessitam de ser aperfeiçoadas, e a nossa escola necessitava de um servidor maior, mais potente, com outras potencialidades! O nosso servidor aqui na escola é um computador normal, e neste momento temos uma frequência diária de cerca de 100, 120 alunos. Eu acredito que se nós tivéssemos mais utilizadores ao mesmo tempo, o servidor entraria em colapso. Seria realmente necessário um novo servidor. Por isso mesmo é que há escolas que optam por alojar a plataforma em servidores alheios: no servidor da Universidade do Minho, por exemplo. Mas é mesmo muito importante utilizar a plataforma, que tem um carácter eclético e de grande flexibilidade. É de realçar que nós estávamos na cauda do ranking das escolas da região a nível de informatização da escola: neste momento, com a implantação do “Moodle” e com a criação do website oficial da escola, somos um estabelecimento de ensino de referência! Em três anos, passámos da escola mais atrasada a nível de espaços virtuais, para uma das mais avançadas, eu diria, do país! Muito poucas escolas utilizam a plataforma “Moodle”, ainda menos com este carácter abrangente…
Concluindo…
Segundo a nossa própria perspectiva e a perspectiva daqueles que já aderiram, o “Moodle”, constitui, sem sombra de dúvida, um importante motor no que concerne à adesão às novas tecnologias. É bastante simples trabalhar com este género de site, capaz de revolucionar a vida estudantil e dos docentes, pelo que também nós fazemos um apelo à sua utilização. À semelhança do que afirmou o Professor Américo, o caminho para a inovação, e para o trabalho por meios virtuais, é uma realidade à qual temos de ser moldáveis e flexíveis.
O facto da nossa escola ter sido uma das primeiras a aderir é um grande motivo de orgulho para todos e contribui, simultaneamente, para o fomento do ensino e para o enriquecimento das novas gerações. Experimentem!
NOTA: Agradecimentos aos professores e aos alunos inquiridos e um especial agradecimento ao Professor Américo, que nos disponibilizou preciosos dados para a realização de todo o projecto.
Fontes: